Newsletter

Fique a par das últimas notícias

É profissional de saúde?

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE REUMATOLOGIA

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

Prémio Reuméritus 2020

PRÉMIO REUMÉRITUS 2020:

  1. Augusto Faustino

O Dr. Augusto Faustino concluiu o curso de Medicina em 1986

Entrou para o internato complementar de reumatologia no Instituto Português de Reumatologia em 1989 tendo terminado em 1994 Ficou desde essa altura a prestar a sua atividade assistencial no Instituto Português de Reumatologia, onde exerceu as funções de diretor clínico entre 2014 e 2016.

A sua participação e ligação à Sociedade Portuguesa de Reumatologia iniciou-se desde muito cedo na presidência do Dr. José Alberto Pereira da Silva como relator do conselho fiscal (1994-1996) tendo sido posteriormente Vogal Sul (1996-1998) – Presidente Dr. José Melo Gomes, Secretário-geral (1998-2000) – Presidente Dr. Mário Rodrigues, secretário-geral (2000-2002) – Presidente Dr. António Aroso Dias, Vice-presidente (2002-2004) – Presidente Professor Jaime da Cunha Branco, Presidente – eleito (2004-2006) – Presidente Dr. Domingos Araújo, Presidente da direção 2006-2008 e Presidente da Assembleia-geral (2008-2010) – Presidente Dr. Rui André.

Durante estes anos de colaboração com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia da sua ação, em coordenação e colaboração estreita com a restante reumatologia, destacam-se a sua personalidade conciliadora e uma visão estratégica fora do comum. Muitas e difíceis foram algumas das batalhas políticas travadas em defesa da especialidade de Reumatologia, das quais nunca recuou. A ele e à sua direção devemos, entre outros marcos, a criação do Reuma.pt e a compra e projeto da atual sede da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

Para além das suas atividades nas diferentes direções da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, manteve ainda uma colaboração voluntária na coordenação do Reuma.pt, juntamente com o Professor João Eurico e a Professora Helena Canhão, durante 4 anos.

Ao longo dos anos, tem mantido uma ativa participação em diversos grupos de trabalho e em muitas das atividades da SPR, nunca tendo, por exemplo, faltado a uma reunião de outono nos últimos 25 anos, sendo o atual provedor dos internos da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e Presidente do Colégio da especialidade de reumatologia da ordem dos médicos – CEROM (2018-2021).

Poderíamos ainda discutir os méritos académicos com inúmeros trabalhos apresentados e publicados ou mesmo a sua paixão por áreas órfãs da Reumatologia como a osteoartrose, a dor, o trabalho e doenças reumáticas ou os anti-inflamatórios não esteroides, mas devemos elevar de forma muito concreta o clínico e a pessoa.

Clinicamente o Dr. Augusto Faustino é duma sagacidade clínica e duma visão global do doente reumático só ao nível de poucos reumatologistas, a que alia aquilo que muitas das vezes falta a tantos no exercício da sua profissão, um verdadeiro respeito pelos outros e uma paixão pela sua profissão. De relação fácil com os doentes e com os demais tal traduz-se quer na sua qualidade clínica quer humana. Ninguém fica indiferente ao calor humano e simpatia mas igualmente á mente astuta e bem-humorada que a todos contagia e desafia, quer clinica quer pessoalmente. A sua experiência e qualidade em todos os aspetos da reumatologia torna-o num dos símbolos clínicos e políticos da geração dos fundadores da reumatologia.

A sua paixão pela vida, pelo Sporting pelos amigos e pela conversa torna-o numa das pessoas mais queridas e respeitadas da Reumatologia portuguesa e alguém cujo percurso embora ainda a meio deve ser homenageado com o prémio Reuméritus 2020.

 

PARTILHAR