Newsletter

Fique a par das últimas notícias

É profissional de saúde?

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE REUMATOLOGIA

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

XXII Congresso Português de Reumatologia encerra com agradecimentos à investigação na especialidade

XXII Congresso Português de Reumatologia encerra com agradecimentos à investigação na especialidade

A sessão de encerramento do XXII Congresso Português de Reumatologia ficou marcada pela entrega de prémios aos especialistas. Num ano atípico, o presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), Luís Cunha Miranda, destaca a realização do congresso que obrigou a passagem para o virtual, esperando “que seja o primeiro e o último” nestas condições, remetendo para as dificuldades sentidas em organizar um congresso durante a pandemia, mas agradecendo a colaboração de médicos especialistas e internos em Reumatologia que contribuíram com trabalhos científicos importantes para o futuro da especialidade.

Foram entregues, no total, nove prémios, incluindo os prémios poster, e também sete bolsas, contribuindo para a evolução dos internos e a investigação científica na Reumatologia em Portugal. O primeiro prémio da Bolsa SPR/Jakie Dr. Robert Martins, resultante de uma parceria entre os laboratórios Pfizer e a SPR, no valor de 10 mil euros foi entregue à Dr.ª Daniela Santos Oliveira, da Unidade Local de Saúde Alto Minho (ULSAM), pelo trabalho “Cross-cultural adaptation and validation of a patient-reported experience measure (PREM) for patients with Rheumatoid Arthritis in Portugal”. A Bolsa Articula – atribuída com o apoio da Pierre Fabre e dedicada exclusivamente à área da osteoartrose -, foi entregue à Dr.ª Sofia Santos Pimenta, do Centro Hospitalar Universitário São João, do Porto, com o projeto “Caracterização e identificação fenotípica da osteoartrose da mão e sua associação com doenças cardiovasculares: estudo na população portuguesa”. Foram também cedidas quatro Bolsas de Formação SPR que visam “apoiar os internos da especialidade de Reumatologia nos estágios no estrangeiro”, como refere a presidente da comissão organizadora, Dr.ª Maria João Salvador.

Nos posters, o prémio para melhor imagem foi entregue à Dr.ª Ana Rita Cruz-Machado, do Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte, com o tema “Paget’s disease or something else?” e o primeiro lugar no trabalho de caso clínico foi dado ao projeto “Vasculite de grandes vasos: uma forma de apresentação rara”, da interna Dr.ª Rita Pinheiro Torres, do Hospital Egas Moniz (CHLO). O melhor trabalho original foi entregue ao Dr. Ricardo Ferreira, do Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), denominado “Revisiting the remission criteria for rheumatoid arthritis by excluding patient global assessement: an individual patient meta-analysis including 5792 patients”. Na comunicação oral, o destaque foi para o projeto da Dr.ª Sofia Barreira, do Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte, intitulado “Prescription Patterns and disease activity in Portuguese Women of Childbearing Age with Rheumatoid Arthritis, Psoriatic Arthritis, Ankylosing Spondulitis and Juvenile Idiopathic Arthritis”.

Nesta sessão de encerramento houve também espaço para dar as boas-vindas aos novos internos e aos novos especialistas em Reumatologia, sendo destacado pelo presidente da SPR “que uma sociedade não se faz apenas do passado, mas também de futuro”, ressalvando a importância para a SPR a formação e a progressão dos seus especialistas.

PARTILHAR